ENSAIO DE COMPACTAÇÃO DE SOLOS PELO MÉTODO DE HILF
O ensaio de compactação de solos pelo método de Hilf é uma técnica utilizada para determinar a densidade máxima e a umidade ótima de um solo, comparando os resultados com a densidade obtida pelo método de Proctor.
Este ensaio é importante para garantir que a compactação do solo atinja os níveis desejados em projetos de pavimentação e outras obras de engenharia.
O emprego do método Hilf irá depender da composição granulométrica dos materiais uma vez que para a execução do mesmo o material não deve possuir quantidades significativas de retidos na peneira 4,8 mm pois para o mesmo só se pode utilizar a energia do proctor normal utilizando o cilindro de 1000 cm³ e um soquete de 2,5 kg aplicado de uma altura de 30,5 cm conforme a norma NBR 12102 define no item (4.2.2).
A utilização desse métodos não permite a aplicação de maiores energias de compactação para além da energia do proctor normal o que pode impossibilitar sua utilização para solos granulares sendo recomendado nesses casos a utilização do método de compactação descrito na norma ABNT NBR 7182.
Norma Técnica no Brasil
Esta norma especifica os procedimentos para realizar o ensaio de compactação de solos pelo método de Hilf, incluindo a preparação das amostras, a aplicação da energia de compactação e a determinação da densidade máxima e da umidade ótima do solo.
Origem
O método de Hilf foi desenvolvido como uma alternativa ao método de Proctor, oferecendo uma maneira prática e eficiente de controlar a compactação do solo em campo.
Foi desenvolvido pelo engenheiro Hilf, cujo nome completo não é amplamente documentado.
Ele foi criado como uma alternativa ao método de Proctor, oferecendo uma maneira prática e eficiente de controlar a compactação do solo em campo. Foi introduzido pela primeira vez na década de 1980.
A norma técnica correspondente, a NBR 12102, foi publicada pela primeira vez em 1986.